terça-feira, 12 de abril de 2011

Remover o WGA no braço!

A Microsoft pisou na bola legal ao instalar o WGA nos computadores com Windows. É um programinha que se inicia sempre com o Windows, consumindo, portanto, recursos do processador e memória, além de um teco de sua banda de Internet.

 
O WGA significa "Windows Genuine Advantage", as "Vantagens do Windows Original". Essa porcaria não faz nada mais nada menos do que exibir informações irritantes dizendo que seu Windows não é original (teoricamente, apenas se realmente não for), e mostra as vantagens de ter o sistema original. Até aí tudo bem, digamos, a M$ pode lançar o que ela quiser. Ela é bem clara nos seus termos de uso, quem não quer se adequar a ele simplesmente não utilize o Windows, ou deixe as atualizações automáticas desativadas, coisa que é perfeitamente possível (Iniciar > Executar > services.msc > Atualizações automáticas ou Automatic Updates > duplo clique nesse item > modo desativado > OK). Se ninguém lê o CONTRATO DE LICENÇA DE USUÁRIO FINAL, o "EULA", o problema é desse ninguém. Ele é bem claro e diz que, se não concordar com todos os itens, então não use o Windows! Nesse ponto não critico a Microsoft, como desenvolvedor de software entendo também que nada mais justo, se o usuário não concordar com os termos de uso de um programa, que simplesmente não o utilize então! Se você assina coisas sem ler, a responsabilidade é sua... Mas enfim... Não é pecado apagar alguns arquivos que existem no SEU HD, nem remover uma chave do registro! O Windows continuará funcionando, e é isso que o RemoveWGA faz (ou fazia, né). Algumas vezes a praga da M$ dá falsos alarmes, exibindo notificações de pirataria em Windows originais. Além disso, para removê-la basta apagar algumas chaves do registro do Windows e alguns arquivos do HD. Isso não é pirataria nenhuma. Mais uma mancada da M$ ao ameaçar de processos o autor do pequeno software RemoveWGA (se for verdade isso que ele escreveu na página do RemoveWGA, em www.firewallleaktester.com). Nada a ver, que se dane o Tio Bill e o monopólio dele (monopólio que, em parte, merece, visto a facilidade de uso e recursos do Windows em relação a outros sistemas operacionais).
Esta cópia do Windows não é original. Você pode ter sido vítima de falsificação de software. (frase que aparece na tela de logon ao instalar de forma quase escondida o WGA (Windows Genuine Advantage Notification, KB905474), em Windows não licenciados)

  Remover o WGA na braço!!!

Descobri isso fuçando um pouco, instalando o WGA propositadamente no meu computador, e com a ajuda do software AutoRuns vi que essa m* se infiltrava no processo de logon do Windows (WinLogon). Isso graças ao RemoveWGA, também, que informou o nome "WinLogon", e me veio na memória que o Autoruns tinha uma aba com esse nome.

Arregace as mangas (para usuários avançados/intermediários!):

Iniciar > Executar > regedit

HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Microsoft > Windows NT > CurrentVersion > Winlogon > Notify

Apague a chave inteira "WgaLogon", no painel esquerdo. Veja:
Agora reinicie o computador, senão pode ser que não dê para apagar os arquivos do WGA.

Reinciado, o WGA não estará mais em execução, pois o ponto de chamada a ele no registro foi excluído.

Apague, se existirem, estes 5 arquivos:

C:\windows\system32\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\WgaTray.exe
C:\windows\system32\dllcache\WgaLogon.dll
C:\windows\system32\dllcache\WgaTray.exe
C:\windows\WgaNotify.log


Pronto, adeus WGA!

Isso não é pirataria. Você tem o direito de remover coisas que se iniciam junto com o seu computador!!! Seja da M$ ou não.

Copie e redistribua o RemoveWGA, e inclua também estas instruções para remover essa praga manualmente.

Importante: mesmo que você remova o WGA, ele poderá ser baixado novamente com as atualizações automáticas.

O RemoveWGA verifica se o WGA está instalado e, se estiver, pergunta se o usuário quer removê-lo. Se não estiver, ele avisa que não está rodando. Eu (Paulo Said) tentei entrar em contato com o autor dele para ver se ele me fornecia o código-fonte do RemoveWGA, ou pelo menos as instruções manuais, mas não obtive resposta. Sem problemas, já que AjudaOnLine consegui descobrir!!!

ISSO NÃO É NENHUM INCENTIVO A PIRATARIA DE SOFTWARE. SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS OS TERMOS DE USO DO WINDOWS, ENTÃO NÃO O UTILIZE. USE WINDOWS ORIGINAL. SE NÃO QUISER, USE OUTROS SISTEMAS ALTERNATIVOS E GRATUITOS.

Se quiser usar pirata, o problema é seu, que atire o primeiro byte quem nunca usou um programa pirata na vida!

Eu mesmo testo coisas em vários Windows, ahhh se eu fosse pagar por todos eles, já pensou? Mas fica a orientação anti pirataria, a responsabilidade é de cada um. Sei que com cada coisa que a M$ tenta fazer para evitar a pirataria, muito mais coisas são feitas "do outro lado" para liberar recursos. O próprio Microsoft Codename LongHorn mesmo, o "Windows Vista", que ainda nem saiu (dezembro de 2006), já se encontram cracks para as versões betas por aí, como nas mulas eletrônicas da vida.

Enfim, é isso! Adeus WGA! Adeus Vantagens do Windows Original forçadas!

Cuidado!! Sempre consegui remover por esse método e sem problemas. Não responsabilizo caso alguma coisa de errado, pois mexer no registro do Windows é complicado. Procure um técnico mas próximo de casa. Em caso de dúvidas, envie um email.
Abraços!!!

0 comentários:

Template by - Abdul Munir - 2008