Pesquisa indica que 39% das empresas norte-americanas utilizam Linux em suas aplicações. E no Brasil, como é a participação do pingüim no mercado corporativo?
Por Alexandre Carvalho
Em dezembro de 2002, uma pesquisa do Goldman Sachs Group realizada nos Estados Unidos revelou que 39% das empresas daquele país fazem uso de Linux para alguma aplicação em suas atividades, principalmente em ambientes mainframe, data center, banco de dados e servidores. E no Brasil, como anda a utilização do Linux no mercado corporativo?
Uma pesquisa realizada em 2002 pela Fundação Getúlio Vargas indica que o Windows é líder disparado no mercado de desktops no Brasil, sendo usado por 97% das empresas consultadas. Em relação aos servidores, esse número cai para 57%, enquanto que o Linux fica com 8%.
O que faz a empresa migrar?
A velha discussão Windows x Linux sempre gera polêmica, pois os dois têm fiéis defensores de suas vantagens e aplicações no mercado. Para o analista de suporte da Mastery Consulting - especializada em infra-estrutura para ambientes de missão crítica -, Rodivaldo Marcelo, a escolha entre Linux e Windows depende das necessidades de cada empresa.
- Não defendo nem um nem outro. Tudo depende de como a empresa usa o sistema para que ele acabe com problemas e traga soluções. Às vezes, a escolha pode estar relacionada a uma questão de gosto, mesmo reconhecendo as qualidades de um outro - opina.
De acordo com o estudo do Goldman Sachs, as empresas americanas que adotaram o Linux levaram diversos fatores em consideração. Entre eles estão redução de custos, estabilidade e segurança do sistema. Neste ponto, os motivos que levam empresas brasileiras a optarem por Linux são muito semelhantes, pelo menos na opinião de Rodivaldo Marcelo.
- Um dos principais motivos é redução de custos, que é absurda em relação ao que se gasta com a utilização do Windows. A controvérsia surge quando se fala em TCO (Total Cost of Ownership/Custo Total de Propriedade), pois há quem diga que o uso do Linux sai caro em longo prazo, devido aos gastos com suporte e treinamento de pessoal – analisa.
O barato sai caro?
O TCO é um dos pontos abordados em outro estudo, este feito pelo IDC em 2009, a pedido da Microsoft. A análise mostra que as empresas que adotam Linux têm, em um prazo de cinco anos, um aumento nos gastos relacionados a contratação de pessoal; treinamento e manutenção.
Em relação ao Windows 2003 Server, a pesquisa mostra que o sistema requer menos tempo para instalação e configuração, o que representaria uma economia entre 11% e 22%.
Embora reconheça que o custo de suporte e manutenção do Linux seja menor, considerando-se fornecedores como RedHat e SuSe, o estudo do IDC diz que isto representa apenas 10% do TCO de uma empresa, admitindo, porém, que o Linux leva vantagem no ambiente Web.
- Para nós, o Linux é mais um competidor que tenta mostrar seu valor alegando que tem um custo menor. Mas apesar do custo ser baixo, sua manutenção é mais difícil. É como botar o filho para estudar em uma escola pública, buscando uma economia, e depois descobrir que a escola está a 50 Km de distância de sua casa – compara o gerente de Produtos da Microsoft, Eduardo Campos de Oliveira.
Experiência no mercado
Mas há casos conhecidos e amplamente divulgados pela mídia de empresas que migraram para Linux e só lucraram com isso. Algumas delas são o Metrô de São Paulo, a rede varejista Casas Bahia e a rede de lojas Renner, que começou a migrar para Linux em 1997.
Na Renner, essa migração teve início nos pontos de venda e hoje a empresa utiliza o Linux em todas as suas estações de trabalho e servidores, resultando num aumento de 40% na produtividade da equipe de vendas.
A Conectiva, principal distribuidora Linux no Brasil, não tem estudos sobre a utilização do pingüim no mercado corporativo brasileiro. Mesmo assim, o diretor de Produtos e Soluções da empresa, Rodrigo Stulzer, ressalta que o sistema é confiável para atender a todas as necessidades das empresas.
- No mercado de servidores, podemos dizer que já atendemos a 90% dos casos quanto ao uso desses aplicativos. Em relação aos desktops, também temos soluções para o usuário. Hoje, ele pode facilmente usar um aplicativo semelhante ao Office, além de um browser, um leitor de e-mails, entre outros – enumera Stulzer.
Reforço de peso
A utilização do Linux no mercado corporativo promete ganhar impulso com a criação do UnitedLinux, uma iniciativa de algumas das principais distribuições do pingüim em todo o mundo com o objetivo principal de aumentar e fortalecer a penetração do Linux no mercado corporativo.
Com a iniciativa, Conectiva, Caldera, SuSE e Turbolinux desenvolveram e lançaram, juntas, uma versão padronizada do Linux, exclusivamente voltada para o mercado corporativo. E o UnitedLinux conta com outras importantes adesões, como IBM e AMD, que uniram-se à iniciativa como parceiros de tecnologia.
Além disso, o Linux há tempos vem conquistando adeptos no setor público, como o governo do Rio Grande do Sul, que tem várias iniciativas relacionadas ao uso de software livre. As escolas do estado, por exemplo, foram informatizadas com a utilização de Linux, o que significou uma economia de 50%, segundo o site oficial do governo do Rio Grande do Sul.
Pesquisar
Quem sou eu
- Unknown
Seguidores
Tira dúvidas
-
►
2015
(1)
- ► 25 janeiro (1)
-
▼
2011
(20)
-
▼
10 abril
(13)
- Converter AVI para DVD - 3ª Parte
- Converter AVI para DVD - 2ª Parte
- Converter AVI para DVD - 1ª Parte
- Converter filmes RMVB para AVI
- Como colocar o computador, mais rápido!
- Remover o WGA no braço!
- Livro do Linux Ubuntu
- código livre é bom para os Negócios
- Linux x Windows
- Remover vírus e torjans usando programas freeware
- Como usar o pen drive com segurança
- Fotografe com seu celular
- Fotos HDR
-
▼
10 abril
(13)
Contador
Informações Úteis
Manutenção de computadores
Instalação de programas
Remoção de vírus ou trojanos
Montamos a sua máquina personaliozada
Serviço especializado
Atendemos à domicílio
Se você perdeu dados importantes do seu disco-rígido,
disquete, CD ou pen drive, pode ser possível recuperá-los
usando técnicas e softwares específicos.
Atendemos em toda a Cidade do Rio de Janeiro
Consulte-nos.
psaid1003@gmail.com - Enviar suas dúvidas
Instalação de programas
Remoção de vírus ou trojanos
Montamos a sua máquina personaliozada
Serviço especializado
Atendemos à domicílio
Se você perdeu dados importantes do seu disco-rígido,
disquete, CD ou pen drive, pode ser possível recuperá-los
usando técnicas e softwares específicos.
Atendemos em toda a Cidade do Rio de Janeiro
Consulte-nos.
psaid1003@gmail.com - Enviar suas dúvidas
domingo, 10 de abril de 2011
Linux x Windows
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário